4.10.01


Estou viajando para São Paulo agora, e tudo o que deu tempo de fazer foi a atualização do nosso digníssimo segundo caderno, o Lanceiro Livros. Dêem um pulinho lá: hoje tem Edgar Morin, Asimov e Guilherme Kujawski! Divirtam-se e até a volta!!

3.10.01

Ontem este não-tão-incansável blogueiro estava meio gripado, mas mesmo assim encontrou tempo e disposição para ir a um excelente debate na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro: Ética, Ciência e Sociedade. Com a participação dos professores Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, José Leite Lopes (também da UFRJ) e do ator Carlos Palma (que atua em Copenhagen, já comentada abaixo, e no monólogo Einstein), quem estava no auditório ontem à noite se deliciou com as histórias contadas pelo Professor Leite Lopes (que conviveu com Einstein e Niels Bohr), se indignou com o nosso (des)governo e o nosso Príncipe, ops, Presidente... Palma falou de sua experiência com as peças, que lotaram teatros em São Paulo e estão atraindo muita gente aqui no Rio.

O grande barato disso tudo é a paixão pelo conhecimento. As peças não são didáticas, mas ajudam na transmissão do conhecimento porque, ao mesmo tempo em que levantam questionamentos humanos através de episódios das biografias de cientistas famosos, elas instigam o público a conhecer mais sobre o que motivava essas pessoas.

O moderador dos debates, Ildeu de Castro, avisa que daqui a vinte dias começará um novo ciclo de debates, Química para Poetas. Se for igual ao de Física (e tudo indica que sim), estaremos muito bem servidos. Para quem mora no Rio, é imprescindível.

1.10.01


Dica do momento: dêem um pulo no site do Fred Leal e baixem o curta Na Pista. É curta mesmo: apenas 27 segundos, um filminho muquirana (palavras dele) para testar o sistema de gravação de sua máquina fotográfica digital. Mas de muquirana não tem nada: é um exercício assumido deste aluno de Cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio, mas melhor que muita coisa do Júlio Bressane, por exemplo (alguém conseguiu ver Os Sermões até o final??). Como ele mesmo diz, aproveitem, porque é menor que um MP3.
Pós-correção: o Jorge Rocha pede que se coloque o nome correto da revista: é [Mão Única ?], com colchetes e interrogação. Desculpe, Jorge, foi mal.

Motivo para essa correção tão destacada: prestem atenção no login do Jorge: jorrocha! Putz, o cara é parente do Jor-El, que por sua vez é pai de Kal-El - e todo mundo que leu HQ um dia sabe quem é o sujeito! Pô, agora me digam, como é que vou recusar um pedido poderoso desses?) ;-D

Ah, Jorge, já fui no Velotrol! É do cacete!!