31.8.01

Endogamia

Primeiras citações do Lanceiro pós-mudanças: o Ardilhes Moreira, coleguinha jornalista que acaba de criar o seu blog, o SP Notícias, já inaugura sua seção de comentários sobre blogs citando o Lanceiro. (endogamia esta, aliás, que é de lei, segundo o Guilherme Kujawski: falando nisso, Kuja, você chegou a falar a respeito no Samizdat?). Mineiro de Juiz de Fora, o Ardilhes acaba de ser aprovado para um curso de três meses no Estadão. Parabéns e boa sorte!!!
A outra é do Dauro Veras, editor do ótimo DVeras em Rede, que me honrou colocando um link pro Lanceiro em seu site. Como também é de lei neste nosso mundo em estado fluido, o Dauro também está se mudando: volta pra Floripa em outubro, depois de um tempão no Rio. Eu também queria morar em Floripa, mas o Dauro tem uma enorme vantagem competitiva: ele é de lá e não vai se sentir deslocado! Boa viagem, Dauro!
Ah, e falando em links para blogs, aguardem a seção de links do Lanceiro.
Dica da madrugada: o divertido pulp Tom Strong, de Alan Moore. Junto com Promethea, essa HQ de Mr. Moore é uma das melhores coisas que ele já fez. Não esquecendo, evidentemente, From Hell, uma obra-prima que no Brasil está saindo bem de acordo com a velha piada sobre Jack: por partes... (mas minha esposa me lembra que essa piada nunca fez o menor sentido, porque afinal Mr. Jack era estripador, e não esquartejador.) Bom, depois dessa só fechando com outra frase clássica, desta vez de O Homem que Matou o Facínora, tremendo western com James Stewart, John Wayne e Lee Marvin: "Quando a lenda é maior do que a verdade, publique-se a lenda".

30.8.01

Faltou dizer uma coisa no último post sobre o weblogger: o Ultrablog publicou trechos de uma entrevista que seu editor, o tecno-retrô-onipresente Ultraman (grande família Ultra!) fez com Evan Williams, criador do pai-de-todos-os-blogs, o Blogger.com, este que nos hospeda. Dêem uma checada, e aproveitem para ler a matéria jóia que ele reproduziu da Reuters sobre Silvio Santos Refém. Blog muito legal o seu, Ultra! Os posts sobre Serge Gainsbourg e o site dos Ultramaniacs são demais!
Ah, uma pergunta que não quer calar: O que é o weblogger??? A discussão está comendo solta na lista Palíndromo, e vários membros, como Charles Pilger e Gustavo Erlichman, cantaram a pedra: plágio não é homenagem. Não vou cometer a deselegância de divulgar o site justo aqui no blogger, mas se alguém quiser conferir, provavelmente vai descobrir que de diferente só as cores.
Dica do minuto: Telecosmo, de George Gilder. Fundamental para quem quer saber mais um pouco sobre largura de banda e o que ela realmente poderá fazer pela Internet. Aguardem matéria em breve na Webinsider. Antes, porém, um artigo sobre armazenamento de informações e um wishful thinking sobre implantes cerebrais.
Hoje não teve música. TV ligada a manhã inteira, zapeando entre Globo-Band-SBT-GloboNews. Sílvio Santos acaba de ser libertado pelo seqüestrador. Sem mais notícias neste momento, mas aparentemente sem ferimentos.
Novidades lítero-musicais mais tarde.

29.8.01

Dica do minuto: http://www.vetorzero.com/kaya/kaya1.html. Essa modelo virtual ainda não conversa com o usuário como a Cybelle e a SeteZoom (vejam matéria minha a respeito no caderno Mídias Interativas do site da Fundação Itaú Cultural), mas só falta isso, porque no quesito visual a menina da boina é impressionante, está no nível dos personagens de Final Fantasy. Parabéns pro Alceu Baptistão, da Vetor Zero.

Mudanças, mudanças, mudanças. Estou me mudando para São Paulo e resolvendo pendências no Rio, daí o silêncio todo este tempo no Lanceiro. Mas isto já está mudando: ontem alterei o template para este padrão meio Mondrian. Aguardem mais novidades em breve.

Enquanto isso, trabalho, muito trabalho. Lendo William Burroughs na veia (existe metáfora mais adequada quando se trata do Burroughs?): Naked Lunch e agora Junky. Eu devia ter lido estes livros na época daquelas ótimas traduções da Brasiliense. Pensando bem, ler no original é sempre melhor. Está valendo. E muito.

Recebi muitos livros nos últimos tempos. Quero agradecer a Silvia, da Campus, Celeste, da Bertrand, e Isabela, da 34. Em breve, comentários.

Câmbio e desconecto. Por ora.