30.11.01


Mas quem disse tudo foi o catarrento-mor Sérgio Faria:

Lá se foi o George Harrison, levando com ele o Nelson Wilbury. A essa altura do campeonato, devem estar numa jam beleza, incluindo o Lennon e o Lefty Wilbury [Roy Orbison], além de muita gente boa que já cantou pra subir. E nóis aqui, sem saber onde vendem a porra do ingresso.

Eu tinha me esquecido dos sensacionais Travelling Wilburys. No final dos anos 1980, George, Roy Orbison, Tom Petty, Bob Dylan e Jeff Lynne se envolveram num projeto paralelo despretensioso, só de farra - e o resultado foi muito, muito bom. Até onde sei, foram lançados quatro álbuns (é isso, Sérgio?). Procurem urgentemente: vale a pena.


Descanse em paz, George. Ontem à noite, minha mulher colocou no Winamp uma seleção de músicas do fenomenal álbum All Things Must Pass, de George Harrison. Foi um momento bacana, de namoro e de reminiscências de infância: com 35 anos, eu nasci em 1966, quando os Beatles estavam lançando Sergeant Pepper´s Lonely Hearts Club Band, mas, evidentemente, só consegui apreciar alguma coisa dos Fab Four muitos anos depois, com direito a uma pequena fase beatlemaníaca no final dos anos 70. Lembrei que a primeira música que me lembro ter ouvido no rádio em minha infância foi My Sweet Lord, justamente de All Things.... Aí perguntei a ela se tinha alguma notícia do estado de saúde dele: ela soube que ele havia saído do hospital, não muito bem, mas só. E aí, agora de manhã, a notícia: George Harrison morreu. Perdeu a batalha para o câncer aos 58 anos.

Todas as coisas devem passar, ele disse em seu álbum repleto de sabedoria. Tudo bem, a impermanência faz parte da vida. Tudo passa. Mas tinha que ser tão cedo, George?

Descanse em paz, cara. Você merece.

28.11.01


É tanto trabalho que só agora me dei conta de que o Lanceiro tem estado muito mais para Ou Não do que para Jornalismo e Cibercultura. Então vamos mudar um pouco de rumo: vocês já foram no Idearo? É um site bem bacana que foi criado pelo Cris Dias e pelo Alexandre Maron, com o sugestivo subtítulo de para quem sabe que não sabe de tudo. Os rapazes meio que disponibilizam o site para quem quiser colocar suas matérias - com a aprovação ou veto deles: você pode enviar sua matéria aqui, revisadinha e já com o código HTML, se quiser. O Idearo é muito bom de navegar e as matérias exibidas até o momento são de qualidade. Vale a pena.

E vocês já leram o artigo sobre Anarquismo e Blogs, do Mario AV? Precisam: o Mario faz uma análise superlúcida do movimento blogueiro e oferece algumas sacadas originais, para variar, pegando de onde o Hernani parou. Mario vai além do conceito de mercado-como-conversação e nos lembra do sempre moderno anarquismo (não confundir com anarquia!!) Uma frase inteiramente fora de contexto, só para vocês sentirem o gostinho: Não apareceu, desde Bakunin, nada tão anárquico em sua essência quanto a Internet. Bom saber que alguém lembra de Bakunin, principalmente ao se falar de Internet. Valeu, Mario! É dessa lucidez que a gente está precisando!

27.11.01


Pronto, o Snorland mudou de servidor e já mudei o código HTML. Vamos ver no que que dá! ;-D
Putz!! Ao tentar testar o Snorland aqui no Lanceiro, a caixinha pop-up se abre e revela a seguinte mensagem:

SnorComments is currently down as it is moving to a different server. It will be back up again shortly. No information will be lost.

Vá ser azarado assim no raio que me parta!!!
Ah, o Web Insider publicou ontem mais um artigo sobre blogs, A canção dos independentes é mais sincera. O mineiro Daniel Pádua manda bem e nos chama (elogiosamente, ressalto) de bons selvagens. Taí, gostei (mas eu mudaria esse bons por blons, só pra constar do bloglossário da Rossana), e agradeço penhorado a menção do meu nome junto com o da Cora, do Hernani, do Kujawski e do Pedro Doria!! Pedro, você entrou pro mundo blogger e eu não sabia?? Putz, ando meio desligado... Valeu, Daniel! O blogverso agradece a força!!
Mudanças. Iniciando o processo de mudança para São Paulo, tenho andado meio sem tempo pra atualizar os Lanceiros (e como lamento, acreditem: blog é mesmo uma cachaça!), mas ontem, justo ontem que eu tive tempo à noite, o UOL me faz uma falseta e fica sem funcionar aqui no Rio... Enfim, resolvido o problema, anuncio uma mudancinha: troquei o sistema de comentários do Reblogger pelo Snorland. Vamos ver se funciona: a Super Cora me disse que o dela está jóia. Abaixo, reproduzo um e-mail que ela me mandou, com o conteúdo de um comentário que ela ia fazer no Lanceiro mas não conseguiu devido ao maldito Reblogger. Sempre precavida, nossa mentora guardou o conteúdo e ei-lo aqui. Sobre o quê? Sobre gatos, ora! ;-D

Acho que não vou dizer o que eu penso não... Mas, ó, esquece essa idéia de que gato não é fiel, porque não podia ser menos verdadeira. Uma vez, quando eu tive uma pneumonia séria, a Cátia.CAT se aboletou na minha cama, de onde mal e mal saía pro pipicat, e olhe lá. Quando o farmacêutico vinha me dar injeção, tinha que ser trancada no banheiro pra não avançar naquela criatura que julgava tão perigosa pro meu bem-estar; e só se alimentava se trouxessem a sua ração pra minha cama. De resto era um animal selvagem, que nunca teve qualquer constrangimento em arranhar e/ou morder qualquer membro da família quando julgasse isso necessário, eu inclusive...

E estamos conversados. Ok, o gato pode ficar como blog-bicho, Cora (afinal, eu não odeio gatos, apenas tenho uma saudável implicância com esses felinos). Mas quando você entrar no Lanceiro, please, segura os bichinhos pra eles não arranharem o template? ;-)