4.10.01


Estou viajando para São Paulo agora, e tudo o que deu tempo de fazer foi a atualização do nosso digníssimo segundo caderno, o Lanceiro Livros. Dêem um pulinho lá: hoje tem Edgar Morin, Asimov e Guilherme Kujawski! Divirtam-se e até a volta!!

3.10.01

Ontem este não-tão-incansável blogueiro estava meio gripado, mas mesmo assim encontrou tempo e disposição para ir a um excelente debate na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro: Ética, Ciência e Sociedade. Com a participação dos professores Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, José Leite Lopes (também da UFRJ) e do ator Carlos Palma (que atua em Copenhagen, já comentada abaixo, e no monólogo Einstein), quem estava no auditório ontem à noite se deliciou com as histórias contadas pelo Professor Leite Lopes (que conviveu com Einstein e Niels Bohr), se indignou com o nosso (des)governo e o nosso Príncipe, ops, Presidente... Palma falou de sua experiência com as peças, que lotaram teatros em São Paulo e estão atraindo muita gente aqui no Rio.

O grande barato disso tudo é a paixão pelo conhecimento. As peças não são didáticas, mas ajudam na transmissão do conhecimento porque, ao mesmo tempo em que levantam questionamentos humanos através de episódios das biografias de cientistas famosos, elas instigam o público a conhecer mais sobre o que motivava essas pessoas.

O moderador dos debates, Ildeu de Castro, avisa que daqui a vinte dias começará um novo ciclo de debates, Química para Poetas. Se for igual ao de Física (e tudo indica que sim), estaremos muito bem servidos. Para quem mora no Rio, é imprescindível.

1.10.01


Dica do momento: dêem um pulo no site do Fred Leal e baixem o curta Na Pista. É curta mesmo: apenas 27 segundos, um filminho muquirana (palavras dele) para testar o sistema de gravação de sua máquina fotográfica digital. Mas de muquirana não tem nada: é um exercício assumido deste aluno de Cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio, mas melhor que muita coisa do Júlio Bressane, por exemplo (alguém conseguiu ver Os Sermões até o final??). Como ele mesmo diz, aproveitem, porque é menor que um MP3.
Pós-correção: o Jorge Rocha pede que se coloque o nome correto da revista: é [Mão Única ?], com colchetes e interrogação. Desculpe, Jorge, foi mal.

Motivo para essa correção tão destacada: prestem atenção no login do Jorge: jorrocha! Putz, o cara é parente do Jor-El, que por sua vez é pai de Kal-El - e todo mundo que leu HQ um dia sabe quem é o sujeito! Pô, agora me digam, como é que vou recusar um pedido poderoso desses?) ;-D

Ah, Jorge, já fui no Velotrol! É do cacete!!

30.9.01


Conforme o prometido mais cedo (leiam post abaixo), o artigo sobre Hemingway já está no Lanceiro Livros. Boa leitura!

Salve, Jorge! - O Jorge Rocha, um dos criadores da garota Sete Zoom, lê o Lanceiro. ele também é co-editor da ótima revista digital Mão Única. Um dos colaboradores é o Ronaldo Bressane, editor da RevistaA, para quem já colaborei no número 2, com o conto Alienígenas (ainda inédito no meio impresso) e o artigo Hemingway e a literatura em pé de guerra. (Ambas as peças sofreram, segundo Bressane, uma pequena edição, mas a versão integral do artigo sairá no Lanceiro Livros por estes dias.) Obrigado pelos elogios, Jorge!! Retribuo aqui: a Mão Única é de primeira, e como diz o nome, só leva você em uma direção: ela se chama qualidade. Confiram.

O Edney colocou ambos os lanceiros em sua lista de blogs visitados (somam mais de 660 até agora, é impressionante). Valeu, Edney!

Quem também colocou os Lanceiros em seus links foi a Luzinha Franzoi. Valeu, Luzinha!

Pra terminar, uma reflexão colhida no Blog do Engenheiro:
Você,que está lendo este Blog neste momento,e está reclamando que sua conexão está lenta,que a programação de domingo na TV é uma bosta,que não consegue abrir o email do BOL...Pense nos caras que estão no CU do Afeganistão,sem TV,sem internet,sem email e sem telefone...Às vezes a gente reclama de barriga cheia (é lógico que eu também me incluo nisto!).
O Montesano também é leitor e fã dos Lanceiros, especialmente do Lanceiro Livros. Obrigado, engenheiro!!