18.1.02

Os dez mais do que vem por aí. Nos últimos tempos, andei dando tratos a bola sobre a quantas andamos neste mundo de meu deus. Aproveitando a febre das listas que grassa pelaí (principalmente no ciberespaço) desde Alta Fidelidade, de Nick Hornby, elaborei também a minha humilde lista: os dez livros mais importantes do século vinte para quem quer entender o século vinte e um. A primeira parte foi publicada hoje no Web Insider, e vocês podem conferir aqui.

E para vocês? Que livros foram os mais importantes, chocantes, acachapantes do século passado? Cartas para a redação. Os resultados serão publicados aqui e no segundo caderno.


Design e conteúdo, diversão e arte. Recebi esta semana dois e-mails muito legais de caras que lêem o Lanceiro e gostam, o que é mais importante. Também é importante dizer que os autores dos e-mails não ficam para trás de maneira nenhuma, muito pelo contrário: ambos têm blogs muito bons, com um design jóia e conteúdo inteligente. Estou falando do blog do Kiko Pellachin, o acasoecaos, onde ele fala - e com muita propriedade - de cibercultura e política, entre outras coisas... e do blog do ipanemense Waldir Leite, jornalista e escritor - que inclusive disponibiliza um livro digital gratuito em seu site. Confiram essa rapaziada, que vale muito a pena.

17.1.02

legislando em causa própria. Depois de alguns meses escrevendo para a revista digital Web Insider, ganhei uma coluna. Ela se chama Conteúdo e é exatamente disso que irá tratar. O primeiro texto já está no ar (confira aqui), sobre a arte de escrever para a Web. Mas continuarei escrevendo semanalmente para a revista, falando principalmente de livros. Os dois últimos tratam dos ótimos livros Emergence, de Steven Johnson (autor do cultuado Cultura da Interface) e Telecosmo, de George Gilder.

A coluna de Internet do Itaú Cultural também continua firme e forte. Esta quinzena tem uma matéria sobre a febre de testes pela Internet, confira. Vem mais coisa por aí, vocês não perdem por esperar.