10.10.01

Dica do dia: não percam a Caros Amigos que saiu ontem nas bancas. Não consegui postar nada ontem à noite porque o Blogger ficou fora do ar - o que está preocupando muito a mim e ao pessoal da lista Blogueiros: será que o Blogger vai dar uma de Desembucha? Esperemos que não...

Enfim: a Caros deste mês trata basicamente, como não poderia deixar de ser, do atentado ao WTC. Difícil dizer qual o destaque, mas eu aposto no texto do José Arbex Jr., O Reichstag de Bush, onde ele enumera as cinco razões principais pelas quais Bush filho lucrou com o atentado. Fica difícil não concordar com ele. Achei no InternETC., da Cora, um link para um ótimo texto do Dan Gillmor, bem parecido com o do Arbex, mas enumerando apenas razões ligadas à tecnologia. Os dois juntos dão uma ótima idéia do que vem pela frente.

O site deles é ótimo, mas até esta manhã ainda não havia sido atualizado. O que estão esperando? Corram para a banca!

9.10.01


O Daniel Couto, do Inside My Crazy Mind, recomenda o Lanceiro Livros, cria deste weblog. O Adaílton Persegonha, do Leite de Pato, também recomenda. Obrigado, pessoal!!

Dê um pulinho no nosso caderno literário, fica aqui ao lado. Ou então clique aqui: a atualização é diária.

8.10.01

Alvíssaras


Depois de um mês com problemas, a seção Mídia Interativa do site do instituto Itaú Cultural voltou a funcionar. De saída, quatro textos de autoria deste que vos digita - e que é o colunista de Internet do site. Para acessar o primeiro artigo (sobre uma intrigante mistura de game tipo-Atari com um conto de, acreditem se quiserem, Jorge Luis Borges), basta clicar aqui. Para ver os demais, basta fechar a janela central com o artigo e sair caçando os quadradinhos voadores na tela (ao clicar em cima deles, o artigo correspondente aparece). Tem tudo quanto é tipo de artigo sobre os sites mais interessantes da Rede, pra todos os gostos. Espero que gostem.

Nem tudo está perdido no Blogverso: há cada vez mais blogs inteligentes e formadores de opinião - e até de empregos! Acabo de descobrir o interessante Trampos, da Flávia Durante. Flávia, que é uma das Delicias Cremosas, inaugurou um blog só para dicas de vagas, estágios e cursos nas áreas de Comunicação e Internet. É isso aí, Flávia: muitos ficam reclamando mas correr atrás que é bom, poucos fazem. Sucesso para você e para o Trampos!!

Tristeza profunda



Acho que todos aqui já devem ter lido os artigos do No.com sobre o happening do poeta carioca Chacal comemorando o atentado ao WTC, e a resposta de Gerald Thomas no JB. Para quem não leu a do No., clique no link - sei que é um assunto que já cansou a beleza de muita gente, mas ainda é importante. (A do Thomas, infelizmente, só está acessível para assinantes, e é longa demais para reproduzir aqui.)

Não vou me estender muito. Só queria ressaltar mais uma vez minha tristeza com essa situação. Não conheço Chacal e Gerald Thomas pessoalmente, embora já tenha assistido espetáculos de ambos. Mas conheço Bráulio Tavares, um genial poeta, escritor e autor teatral paraibano que tenho a honra de chamar de amigo. Bráulio é autor, entre outras maravilhas, da coletânea de contos A Espinha Dorsal da Memória e das peças Brincante e Segundas Estórias, que consagraram o também genial Antônio Nóbrega. Bráulio, ao ser entrevistado pelo No.com durante o evento de Chacal, afirma que Quem é sertanejo e anda montado em cima de um burrico, naturalmente vai se identificar com bin Laden. O repórter ainda aponta que Bráulio ressalva ser incondicionalmente a favor da paz. Mas o estrago já está feito.

Fico muito triste, e quero realmente crer que você, Bráulio, que é de fato um pacifista, tenha entrado de gaiato no navio furado do Chacal. Porque sempre achei você uma das vozes mais sensatas que eu conhecia, e tinha (ainda tenho) uma enorme admiração por você. Espero que a gente ainda possa dar boas risadas disso tudo - embora, a depender de Bush e Bin Laden, eu tenha cá minhas dúvidas.

Uma voz de sensatez nisso tudo: leiam o Millôr de hoje. Não preciso dizer mais nada - e não digo.

Como um conta-gotas, vou voltando aos poucos, porque o material é muito e pouco é o tempo. Posto a seguir, na íntegra, um e-mail muito especial que recebi na semana passada por intermédio de uma amiga:

São Paulo, 2 de outubro de 2001

CAROS AMIGOS;

Pode parecer estranho mas isto é um pedido de ajuda. Para mim. Aos 59 anos me encontro numa situação financeira extremamente difícil. Não estive parado todo esse tempo. Trabalho sem parar.

Ano passado, no final de outubro, fui procurado por uma professora do MAE, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e convidado por sua diretora para conceber e realizar uma exposição denominada BRASIL - 50.000 ANOS que, pelo contrato assinado por mim e pela dita diretora, deveria ter sido inaugurada dia 20 de março de 2001, em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça. Fui, portanto, contatado em final de outubro de 2000, não aceitei nenhum trabalho a partir do início de novembro e utilizei esse período para realizar pesquisas de materiais, estudos, compra de livros, visita a um sítio arqueológico, reuniões e assistência a palestras de pesquisadores do referido museu.

O contrato foi assinado apenas dia 21 de dezembro e a primeira parcela foi paga com 35 dias de atraso. Em um texto que estou anexando a esta mensagem está bem descrita a forma de pagamento que foi efetuada. Breve estarei pondo em circulação um site com tudo que realmente aconteceu. Esse projeto foi inaugurado em versão simplificada no mesmo Superior Tribunal de Justiça no dia 3 de setembro último.

Já me perguntaram:
1 – POR QUE O CONTRATO FOI ASSINADO TÃO TARDE ?
2 – POR QUE VOCÊ NÃO PAROU NA OCASIÃO DO ATRASO DO PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA UMA VEZ QUE SEU CONTRATO ?

Respondo:
PORQUE SOU INFANTILMENTE AVESSO A COISAS PRÁTICAS E ME ENTUSIASMO FÁCIL COM CERTOS PROJETOS. EU GOSTAVA MUITO DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, COMO MUITA GENTE.
FAZER ESSA MOSTRA PARECIA BRASILEIRAMENTE IMPORTANTE.

Quem leu a mensagem até aqui, por favor, tenha paciência e leia mais um pouquinho.

1 – Vendi um quarto de meu apartamento a um amigo. Mais ou menos 35.000 reais.
2 – Devo a colaboradores que não puderam ser pagos porque não recebi o que me devem.
3 – Devo 7 meses a minha analista que tem tido compreensão e paciência.
4 – Devo 7.500 reais ao Cartão Visa.
5 – Devo por volta de 10.000 reais ao RealMaster e ao Real parcelado.
6 – Tenho que pagar 7.000 à advogada que contratei para mover uma ação judicial contra a AMAE (Associação de Amigos do Museu de Arqueologia e Etnologia). O Fórum de São Paulo está em greve há meses. Com muita boa vontade, em 7 anos receberei com certeza o que me devem. Tenho quase 60 anos.
7 – Trabalhei quase inutilmente para vários projetos este ano; todos dependiam das leis de incentivo à cultura; muitos foram adiados ou cancelados e eu fiquei a ver navios.

Meu apartamento contém livros, cds, mobiliário básico - nada realmente vendável.
Só posso vender meu talento e é isso que pretendo oferecer.
Vou fazer desenhos e vendê-los: R$ 60 cada.
Papéis, lápis, aquarelas, guaches, crayons da melhor qualidade.

Peço-lhes um favor: passem esta mensagem para o maior número de pessoas que puderem. Peçam que a repassem para todos que constam de suas agendas.

Muito obrigado pela atenção e um grande abraço

Naum Alves de Souza


Para quem não sabe, o Naum, junto com o Alcione Araújo, é um dos maiores dramaturgos brasileiros vivos. É terrível que um homem que nos deu, entre outras coisas, as maravilhosas peças Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto de Mão e A Aurora da Minha Vida, esteja passando por uma situação dessas por INCOMPETÊNCIA e DESCASO do nosso governo.

Eu já estou entrando em contato com ele para comprar seus desenhos (além de autor, o Naum é um dos maiores cenógrafos e artistas plásticos que o teatro já conheceu no Brasil, os desenhos não são de brincadeira não). O e-mail dele é naumm@terra.com.br. Vamos parar de reclamar da vida e ajudar a quem precisa?



E como dizia meu mentor de alpinismo social, Ibrahim Sued, ademã que eu vou em frente. Até mais tarde!

Acabando de retornar de São Paulo. Programação do Discman nas cinco horas de viagem: Ride the Tiger e I Can Hear the Heart Beating as One, do Yo La Tengo. A cidade de Hoboken, em Nova Jersey, produziu duas pérolas musicais no século XX: The Voice (sim, senhores, Frank Sinatra é de lá) e esse trio bacanérrimo de garage rock que começou em 1986 e esteve há poucos meses aqui no Rio, tocando no The Ballroom (eu perdi, dammit!!). Do Sinatra eu não preciso falar, é uma unanimidade - e se algum de meus fiéis leitores não acha, pegue um bom disco do velho Blue Eyes, como In The Wee Hours of the Morning e me dê um feedback depois - mas do Yo La Tengo, que a maioria ainda não deve conhecer, só uma coisa: comprem o que puderem. A gravadora Trama, de quem também comprei o EXCELENTE CD da Luciana Mello, é a culpada pelo lançamento deles no Brasil. Vamos puni-los de acordo: comprando.