6.9.01

Recebi da Isabela, da Editora 34, os livros da excelente coleção Formadores do Brasil, organizada por Jorge Caldeira (autor da biografia Mauá, Empresário do Império, que é uma das minhas top five - disputando cabeça a cabeça com O Anjo Pornográfico, do Ruy Castro).

Até agora foram lançados os seguintes livros: Diogo Antônio Feijó, Bernardo Pereira de Vasconcelos, Visconde de Cairu, Frei Caneca e Hipólito José da Costa. Estive no lançamento deste último volume e entrevistei o organizador, Sérgio Goes de Paula. Hipólito José da Costa, fundador do Correio Braziliense e pai da imprensa brasileira, pode ter muito a ensinar para os webjornalistas. Aguardem matéria em breve para o Webinsider.

De um pólo a outro: acabei de ler Telecosmo, de George Gilder. Um libelo pela largura de banda, com um pouquinho de hype mas muito embasamento técnico. Matéria a respeito também no Webinsider daqui a pouco.

Ah, o Ultraman foi libertado! Soube que alguém passou o Lanceiro clandestinamente para ele no cativeiro e ele gostou! Bom que ajudou a passar o tempo, Ultra! Precisamos comemorar sua volta com muito saquê e sushi!!

5.9.01

Não sai do Winamp: Björk e Lenine. Da islandesinha pequena-mas-com-uma-voz-que-vou-te-contar, Army of Me, Human Behaviour e a pungentíssima Dancer in the Dark. Agora fiquei com vontade de ver Dançando no Escuro, que estupidamente protelei por muito tempo por causa de excesso de trabalho. Bom, agora é procurar em vídeo!

Do Lenine, Alzira e a Torre e Paciência, do CD Na Pressão. (Lenine, se você estiver lendo estas maldigitadas, saiba que estou ouvindo o seu CD, hein?) Lenine não gosta do Napster, Audiogalaxy e similares. Tem seus motivos, puxa, o cara é músico e lutou pra cacete até chegar onde está hoje.

Leituras, leituras: comecei a reler O Jogo da Amarelinha. Há quem diga que Clapton é Deus. Ele vai ter que disputar com Cortázar. O livro é uma delícia, mergulhar no labirinto de palavras e emoções que envolvem Horacio e a Maga é uma odisséia dos sentidos - hay que ter tesão, mas vale demais a pena. Por que é que não se escrevem mais livros como esse, meu Deus?

3.9.01

Achei na Berinjela semana passada, mas entra como dica do dia, porque comecei a ler no fim de semana e estou devorando: O Velho Graça - uma biografia de Graciliano Ramos, de Dênis de Moraes. O Dênis é de um respeito quase litúrgico pelo Graciliano, o que, confesso, me incomodou na introdução. Mas a bio propriamente dita flui como água, não dá pra parar de ler.
Tive a grata oportunidade de conhecer outro dia o Jorge Caldeira, autor da excelente biografia Mauá - Empresário do Império e que atualmente está coordenando a coleção Formadores do Brasil, pela Editora 34 - mais detalhes aqui ainda esta semana), e disse a ele que o que mais gosto em biografias é o panorama da época em que o biografado viveu - que ele e o Dênis traçam muito bem, aliás. No caso de Mauá, foi interessante - e um tanto assustador - descobrir que o folclórico desprezo do brasileiro pelo trabalho não só não é folclórico como data de antes da independência do Brasil. Em o Velho Graça, está sendo divertido ler sobre a gestão exemplar de Graciliano como prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas (há poucos meses atrás, surpreendentemente, a TV Globo fez uma pequena matéria a respeito em um de seus noticiários) e a reação dele aos modernistas da Semana de 22.
Aliás, por que é que se fala tão pouco de Graciliano e Monteiro Lobato? Cartas para a redação.
Fechando por ora: acabei de saber, pela coluna do Pedro Doria, que a Cora Rónai criou seu blog. Como ela avisa no post de hoje (que é reprodução de sua coluna no caderno Informática ETC, de O Globo, editado por ela), o o InternETC reproduzirá as notinhas que ela escreve diariamente para a Globonews, sua coluna semanal do jornal e "uma ou outra coisa que me passe pela cabeça ou pela mailbox". No caso da Cora, uma ou outra coisa é modéstia: ler a coluna dela é sempre um prazer, você fica bem informado e ainda se diverte. Dêem um pulo lá e bookmark no blog!