19.12.01


Memória. Acabo de emplacar mais um artigo no caderno Mídias Interativas do Itaú Cultural. O tema desta quinzena é o projeto Tablóide Digital, criado para armazenar na Rede e divulgar toda a produção do jornalista curitibano Aramis Millarch. O artigo, contendo trechos de uma entrevista com o filho dele e organizador do projeto, Francisco Millarch, está aqui. Leiam e prestigiem o Tablóide Digital, vale a pena.


Peguei os meus dois últimos posts, bati, mexi e preparei um artigo para a Web Insider. Taqui. A partir de hoje, vocês encontrarão matérias minhas na Web Insider todas as quartas. Sempre sobre tecnologia e sociedade, e eventualmente sobre livros. Mas vem mais coisa pela frente, aguardem.


18.12.01


Ainda sobre nós e nossa condição. Se o grande barato da Internet é essa geléia geral que nos une a todos, também é verdade que esse grande movimento tem exatamente essa consistência - a de uma geléia. Não há muito de concreto que ele possa oferecer, pelo menos por enquanto.

Não, não se trata de colocar água na fervura de ninguém, nem de chover no piquenique. É apenas uma constatação que eu andava querendo fazer há algum tempo, e o fim do Snorland forneceu um bom motivo para isso.

Pode ser que algum de vocês diga: ah, não seja pessimista, já existem outros sistemas de comentários muito legais, como o Fala Sério - e há pelo menos um membro da lista Blogueiros que desenvolveu um sistema próprio. Isto é ótimo, e a gente tem mais é que aplaudir e compartilhar essas descobertas, porque isto é o bom da coisa.

O ruim é que não somos inteiramente donos da Internet. Ainda corremos o risco de ficarmos sem nossos materiais, como o caso do Desembucha, há alguns meses, provou de forma tão contundente para vários de nossos colegas. Tudo bem que os comments não são grande perda na comunicação (ainda temos os e-mails e o ICQ), mas para nós que tanto nos acostumamos - e merecidamente, pois a comunicação que a Rede nos proporciona não tem nada de supérfluo, é fundamental para as relações pessoais e profissionais nos dias de hoje - além de ser muito triste, constitui um lembrete dos mais desagradáveis: o poder não está só em nossas mãos. Nem dentro da Internet.