5.3.02

Copyleft, o assunto que não quer calar. Meu artigo no Web Insider deu pano pra manga. Além de receber muitos e-mails criticando, elogiando e dando mais sugestões para futuras matérias, tive o prazer de ler ontem um artigo que o grande Hernani Dimantas, editor do ótimo Marketing Hacker, publicou no Nova-E. No artigo Copyleft - nunca é tarde para aprender seu real significado, Hernani dá um show de bola e complementa com brilhantismo (e a competência de quem entende tudo de Internet) o que eu quis dizer no Web Insider. Hernani explica basicamente por que o conceito de copyleft, em sua conotação original, não é político... mas que os meios confundem a liberdade com a gratuidade. Leiam mais aqui.

A única ressalva vai para o primeiro parágrafo, onde Hernani dá a entender que eu defendo a conotação política do copyleft. Ô, Hernani, não é nada disso, rapaz! Estamos do mesmo lado! Eu apenas ressaltei o lado negativo do conceito, ou, melhor dizendo, do uso do conceito por alguns grupos. Evidentemente isso não vale para a Free Software Foundation, nem para o Linus Torvalds (que eu usei apenas como ilustração, mas achei que tivesse ficado claro).

O grande barato da Internet, como diz a super Cora, é a música bonita que todos nós fazemos quando nos comunicamos. E música tem notas harmoniosas, dissonantes... tem até silêncio. Mas silêncio nunca, porque, como o próprio Hernani diz, o silêncio é mortal. E eu assino embaixo.