9.11.01


Ah, ia esquecendo: continuo firme como colunista de Internet no Itaú Cultural, e acabo de publicar uma matéria sobre blogs. Dêem um pulo aqui e me mandem seus comentários!

Muito trabalho e pouco papo. As coisas não estão fáceis pros coleguinhas: com todas as demissões (Gazeta, JB e agora o UOL), a gente tem muito que correr atrás pra não se estrepar. O portal onde eu trabalhava também eliminou a equipe de conteúdo - e simplesmente tirou do ar todo o trabalho de um ano inteiro.

Não tenho do que reclamar, felizmente: estou finalizando uma tradução neste fim de semana e acabei de pegar outra para fazer. Além disso, continuo escrevendo como frila para o Web Insider (que - sem comentários - também foi ejetado por decisão do UOL e ainda funciona graças à paixão do seu editor, Vicente Tardin).

Mas o que eu queria falar mesmo era de meter a mão na massa. Estive anteontem no 3o. Encontro de Webdesign, realizado no Hotel Glória, aqui no Rio de Janeiro. Apesar da organização ainda meio desorganizada (e de um apresentador muito chato e nada profissional que parecia ter saído de um evento de RPG - me desculpem os jogadores, mas o comentário não é preconceituoso: é que o clima lá não era aquele bundalelê divertido que caracteriza os eventos do gênero), o evento foi um sucesso. Maiores detalhes vocês poderão ler aqui, nesta matéria feita pela Renata Zilse para o Web Insider, cobrindo a parte da manhã. A segunda parte, sobre os eventos da tarde, eu já estou preparando para a próxima semana, mas faço questão de dar uma palhinha sobre o que eu tive o prazer de testemunhar: o encerramento com o Freak Show da dupla Elesbão e Haroldinho.

Vocês já ouviram falar nesses caras? Se não, não sabem o que estão perdendo. Os caras são dois dos maiores designers (designers mesmo, não webdesigners) cariocas, com trabalhos publicados no exterior e um bom humor e um talento que só não são maiores que a humildade deles. Super simples e despojados, eles apresentaram, junto com Marcello Rossolo, do Fé Cega Design, um show absolutamente psicodélico e alucinante de som e imagem, com direito a uma performance musical em conjunto com José Bessa, o Elesbão.

Os caras são divertidos, inteligentes, talentosos... e têm blogs!!! O do Elesbão é o Bricabraque, e o do Haroldinho é o Chacundum. Pra quem quiser conhecer um pouquinho do trabalho deles, taqui o site profissional da dupla. Mas ainda está em construção, e nem é esse o maior incentivo para curtir o trabalho dos dois, que aliás não é voltado para a Web. Tem que ver o show, senão não vale.

Mas eu falei, falei, e disse pouco. O que eu quis dizer com isso tudo é: Elesbão e Haroldinho têm trabalhos premiados, tal e coisa? Têm. Mas o show deles é inteiramente voltado para uma faceta do trabalho deles que não é muito prestigiada: a criação de fontes. É um trabalho que eles adoram, pelo qual têm o maior tesão, não abrem mão e levam isso para todo lugar. Não estão ganhando dinheiro com isso (embora na minha opinião mereçam ganhar sim, é muito bem), mas vão à luta assim mesmo, porque é o que eles adoram fazer. E acabam fazendo muito bem feito.

Esses caras têm muito o que ensinar a todos nós. E não é design.

5.11.01

Vamos ao trabalho

(Paulo Miklos)

Vamos ao trabalho
Vamos ao trabalho

E só há uma maneira de fazê-lo
Direito, bem feito
Senão é melhor nem começar!!

Ok, não vamos nem começar

Vamos pra balada
Vamos pra balada

Mas se não for pra detonar
Botar a casa abaixo
É melhor nem me chamar!

Tá bom, deixa pra lá



No fundo, no fundo, só existem dois tipos de pessoas: os que detonam e os que deixam pra lá.
E você, onde se encaixa?