7.2.02


Por falar em coleguinhas da imprensa, embora com um pouco de atraso, quero saudar dois colegas de listas de discussão que criaram seus blogs recentemente: o Alexandre Mandarino, que já chegou arrebentando com o ótimo Harper's Bizarre (que nome é esse, Mandarino? ;-D ) e o Leonardo "Ock-Tock", com o seu ótimo e superinformativo Tock's do Ock-Tock. Sucesso, rapaziada!

Eu já comi muito pão com manteiga na chapa. E você?



6.2.02

Para os coleguinhas da imprensa: recomendo a leitura do número 3 dos Cadernos Diplô, do Le Monde Diplomatique. Uma edição muito bem cuidada, com destaque, como não poderia deixar de ser, para o Fórum Social Mundial. Não deixem de ler o excelente artigo do Bernardo Kucinski sobre os dez paradoxos da imprensa brasileira nesta era neoliberal. É impressionante constatar a falta de ética e o fim do discurso pluralista, entre otras cositas.

Em tempo: no segundo semestre, darei um curso sobre Ética no Jornalismo Online em uma universidade paulista. Ainda estou confirmando data e horário, mas assim que eu souber tudo com certeza o Lanceiro comunicará.

5.2.02


Li no CalvinOne hoje (o post é de ontem) e tomo a liberdade de reproduzir:

Uma amiga faz aula de Yoga com o Prof. Hermógenes - Um dos difusores do Yoga no Brasil. Hoje, no final da aula, o prof. Hermogenes interrompeu a aula pra dizer que estão querendo fechar a academia porque ele não quer inscrevê-la para que ela tenha um registro no conselho de educação física. Depois de 41 anos, vem um fdp dum Nazista e pergunta: - Vc não é ariano? Não estou sendo radical... Quero falar uma coisa. Me irrita estes burocratas de merda que não sabem metade do que aquela cultura é capaz e ficam cagando regra... Ah, menos! Uma basta... Volto a pedir, vamos pensar em dias com menos diferenças...Ah, eliminar diferenças está longe de igualar atitudes!

Concordo. Pratiquei Yoga na academia do Hermógenes há muitos anos, mas meu depoimento não é necessário: o Professor Hermógenes é o difusor da Hatha Yoga no Brasil, há 40 anos, e francamente não precisava de um tratamento humilhante desses imposto por burocratas que não têm idéia do que estão fazendo.

É o mesmo caso da acupuntura no Brasil. Hoje, graças aos esforços valorosos (isto é uma ironia) da nossa classe médica, a maioria dos praticantes de acupuntura não pode legalizar seu status porque não tem diploma em Medicina - e nossas "otoridades" esquecem de algo chamado notório saber, que as universidades costumam conceder a profissionais reconhecidamente competentes em suas áreas. (se bem que, com a situação terrível pela qual passa a educação hoje no Brasil, talvez nem o notório saber deva ser levado em conta).

Hermógenes tem 80 anos de idade, e dizer que ele é um profissional reconhecidamente competente é subestimar o velho mestre. Se você ainda não o conhece, visite o site dele para terem uma idéia do que estou falando. Mesmo para quem não é adepto do yoga, vale a pena conhecer.

4.2.02

Big Brother, Great Olivetto. Com relação a seqüestros e a este programinha que a Globo está exibindo agora, fecho com o James Winscatchatchura, o Ranzinza, e seu comentário:

O Brasil passa por um momento muito chato. Agora só existem dois assuntos nesse pais: seqüestros e BBB. O engraçado é que, não sei se vocês notaram, mas o BBB é como o reverso de um seqüestro.
No BBB, você vai para uma casa ficar enclausurado por um tempão pra ganhar uma grana preta, fazendo de tudo pra se manter nessa casa.
Em um seqüestro, o cara é forçado a ir pruma casa, fica lá doido pra ir embora e fica rezando pra não ter que morrer numa grana preta com isso.
No BBB, você está cercado de gente que não conhece, mas que faz de tudo pra interagir com você: querem ser seus amigos, sorriem e se você for bonitinho(a), podem até querer te levar pra cama.
Em um seqüestro, você está cercado de gente que não conhece, mas eles não fazem nada pra interagir com você, pelo contrário. Falam pra você ficar quieto, te deixam trancado, amarrado e se bobear, vendado, pra que você não veja sequer a cara deles. O maior contato que um seqüestrador pode ter com você é que ele corte sua orelha pra entregar a sua família.
No BBB, além da sua exposição na mídia, TODA a sua família também começa a aparecer em programas, jornais, revistas.
Em um seqüestro, não só você não aparece, como a sua família ainda implora pra imprensa ficar de fora disso.
No BBB, você fica sem contato com sua família o tempo todo
Em um seqüestro, você até fala com sua família. Pra provar que está vivo, pra falar sobre o resgate, etc…
No BBB, se você não agrada as pessoas da casa, você é eliminado
Em um seqüestro, se você não agrada as pessoas da casa, você é eliminado (epa…essa é uma semelhança…).


Para vocês verem a que ponto chegamos...

E, falando de Washington Olivetto, faço meu o convite do Zuenir Ventura em sua crônica de hoje no No.: ô, Washington, venha celebrar no carnaval do Rio a alegria reconquistada!!